Guarabira realiza Conferência Intermunicipal de Educação - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
segunda-feira, 6 de maio de 2013

Guarabira realiza Conferência Intermunicipal de Educação


O prefeito do município, Zenóbio e a primeira-dama e deputada Léa Toscano participaram do evento.


Nesta sexta-feira (03), a cidade de Guarabira foi a grande anfitriã para realização da Conferência Intermunicipal de Educação, que aconteceu no Ginásio do Serviço Social do Comércio – SESC, durante todo o dia.Aproximadamente 290 participantes de 25 cidades (Alagoinha, Araçagi, Araruna, Bananeiras, Belém, Borborema, Cacimba de Dentro, Caiçara, Tacima, Casserengue, Cuitegi, Dona Inês, Duas Estradas, Logradouro, Mulungu, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Riachão, Serraria, Serra da Raiz, Sertãozinho, Solânea e Guarabira), que englobam a 2ª Gerência de Ensino, entre secretários de educação, representantes da educação (delegados), representantes dos Conselhos Municipais de Educação, e sociedade civil organizada.
A abertura da conferência contou com a apresentação do Coralito Raio de Luz, composto por alunos do programa Mais Educação da Escola Estadual João Francelino da Silva – Conjunto do Mutirão, que emocionou todos os presentes no ginásio do SESC.
Participaram da conferência o prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano, a deputada estadual Léa Toscano, a presidenta do Fórum Estadual, Giselda Diniz, a delegada regional do sindicato dos trabalhadores em Educação, Lúcia Ângela Marrero e o secretário de educação de Guarabira, Raimundo Macedo.
O professor doutor Luis de Sousa Júnior, secretário de Educação de João Pessoa foi um dos palestrantes. Ele explanou sobre ‘O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação federativa e Regime de colaboração’.
A conferência serviu para discutir e preparar o documento que as diretrizes do CONAE 2014 (Conferência Nacional de Educação) preconizam.

O debate destacou a criação do conjunto de propostas para aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) e os preparativos para a II Conferência Nacional de Educação (II CONAE), marcada para acontecer entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2014, em Brasília.
Para 2014, o tema central da conferência será “O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, e a expectativa do encontro, que reunirá diversas entidades e movimentos sociais, é oferecer espaço para deliberações que possam resultar na elaboração de um conjunto de propostas para subsidiar a efetivação e a implementação do Plano Nacional de Educação, no contexto da construção desse sistema.
Para nortear as discussões 7 eixos foram colocados:
Eixo I – O plano nacional de educação e o sistema nacional de educação: organização e regulação
Eixo II – Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos
Eixo III – Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente
Eixo IV – Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem
Eixo V – Gestão democrática, participação popular e controle social
Eixo VI – Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho
Eixo VII – Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social dos recursos

Os debates foram mediados por professores da UEPB.
O prefeito Zenóbio destacou o trabalho que o governo municipal vem implantando com intensidade para uma educação de qualidade em Guarabira.
“A confiança dos pais dos alunos pode ser constatada no aumento significativo nas matrículas da rede municipal de ensino com mais de 1000 novos alunos em relação ao governo anterior, ou seja, matrículas realizadas em 2012. “Isto mostra a dedicação e o esforço do secretário Raimundo para atingir metas e formar nossas crianças e jovens para vida e um futuro com mais perspectivas”, disse o prefeito.
A deputada Léa Toscano falou da importância das viagens culturais realizadas pela secretaria que oferece não só o lazer, mas conhecimento em verdadeiras aulas de campo com resultados imediatos.
O secretário da educação, Raimundo Macedo, mostrava satisfação com o sucesso e a grande participação de pessoas envolvidas com educação na região.
“A Conferência Intermunicipal de Educação é um espaço de discussão entre instâncias de participação da gestão educacional de Guarabira, de outras cidades e da sociedade. Constitui um encontro de caráter consultivo e suas proposições subsidiam as nossas decisões”, disse o secretário.
Guarabira realiza Conferência Intermunicipal de Educação Reviewed by Anônimo on 07:40 Rating: 5 O prefeito do município, Zenóbio e a primeira-dama e deputada Léa Toscano participaram do evento. Nesta sexta-feira (03), a cidade d...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.