Hospital Santa Isabel faz mais de 1,4 mil intervenções cirúrgicas em quatro meses - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
terça-feira, 21 de maio de 2013

Hospital Santa Isabel faz mais de 1,4 mil intervenções cirúrgicas em quatro meses


O Hospital Municipal Santa Isabel realizou 1.428 cirurgias no primeiro quadrimestre deste ano – das quais, 150 fazem parte do Programa Especial de Cirurgias Eletivas (PECs) 2013. A unidade hospitalar conta, hoje, com 14 especialidades e um centro de diagnóstico que se equipara aos grandes hospitais privados da Paraíba.
 
Em relação a outros procedimentos, o hospital fechou os primeiros quatro meses de 2013 com 10.875 consultas, 561 ultrassonografias (mamária, transvaginal, de abdômen total etc.), 321 ecocardiogramas e 913 exames de raios-X (apesar do pequeno número registrado em março, quando o aparelho passou por manutenção), entre outros.
 
Segundo o diretor do Hospital, o médico Tarcísio Campos, os números apontam para a potencialidade do Santa Isabel de se tornar referência em cirurgias de média e alta complexidade. “Reconhecemos o crescimento como também sabemos que muito ainda pode ser feito”, disse.
 
Atualmente, o ambulatório do Santa Isabel oferece, entre outras, as especialidades de neurocirurgia, cirurgia bariátrica, urologia, gastroenterologia, mastologia, cirurgia plástica reparadora, ginecologia, proctologia, angiologia, cirurgia geral e otorrinolaringologia.
 
Pecs – Iniciado no dia 31 de janeiro passado, o programa está em consonância com a meta de colocar a saúde como uma das áreas prioritárias em João Pessoa. Os procedimentos do PECs acontecem em horários alternativos, como as noites de quarta e quinta-feira e os dias de sábado.
 
De acordo com ele, há um esforço coletivo por parte de todos os profissionais envolvidos no programa, de médicos e enfermeiros a fisioterapeutas, farmacêuticos e maqueiros, além das três diretorias do hospital, no intuito de “zerar a fila” de cirurgias eletivas no município. “O maior beneficiado será o paciente”, ressaltou.
 
Cirurgia eletiva – A porta de entrada para o ambulatório de cirurgia eletiva é a Central de Marcação de Consultas, por meio de solicitações das Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) de João Pessoa e municípios pactuados. No Ambulatório Médico de Especialidades Cirúrgicas do hospital o paciente será atendido pelo cirurgião, que solicitará os exames pré-operatórios e agendará a cirurgia.
 
Atualmente, além de João Pessoa, 176 municípios do Estado são atendidos pela rede municipal de saúde da Capital.
Hospital Santa Isabel faz mais de 1,4 mil intervenções cirúrgicas em quatro meses Reviewed by Anônimo on 23:10 Rating: 5 O Hospital Municipal Santa Isabel realizou 1.428 cirurgias no primeiro quadrimestre deste ano – das quais, 150 fazem parte do Programa E...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.