Tv Correio do Cariri

IPC da Paraíba reduz emissões de identidade por falta de cédulas


Até dia 7 de junho, serão atendidas 30 pessoas por Casa da Cidadania.
Problema foi gerado pelo movimento em torno das inscrições no Enem.
A redução no estoque de cédulas para produzir carteiras de identidade na Paraíba fez com que o Instituto de Polícia Científica (IPC) alterasse o esquema de atendimento nas Casas da Cidadania. Desta quarta-feira (29) até o dia 7 de junho, os pontos de atendimento vão atender um limite de 30 pessoas por dia.


A estratégia foi necessária porque a procura na última semana de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi grande e exigiu a produção de mais de 5 mil carteiras, enquanto a média mensal é de 17 mil emissões. A expectativa é de que o atendimento será normalizado com a chegada de 500 mil cédulas da Casa da Moeda, o que deve suprir a demanda no estado por mais dois anos.

Nos postos onde está sendo produzido o documento com tecnologia biométrica, nas Casas de Mangabeira e Manaíra, em João Pessoa, o atendimento vai continuar de forma normal, mas a expedição do documento será realizada após a chegada das novas cédulas. Além dessas, existem ainda Casas da Cidadania nos bairros de Jaguaribe e Tambiá, na Capital, e nas cidades de Guarabira, Patos e Campina Grande.

O gerente de Identificação Civil e Criminal do Instituto de Polícia Científica (IPC), Israel Aureliano, confirmou que as novas cédulas devem ser enviadas à Paraíba o mais rápido possível. “Já estamos em contato com a linha de produção da Casa da Moeda, com quem sempre tivemos um bom relacionamento, para que possa nos enviar de maneira emergencial as cédulas de identidade. O pedido foi feito ainda no ano passado, mas houve problemas de orçamento da pasta e cadastro de pessoa jurídica do órgão federal, o que necessitou mais uma autorização da Controladoria Geral do Estado”, explicou.

Aureliano disse ainda que, com a chegada de novas cédulas, o órgão terá o suprimento suficiente, graças à disponibilização de uma sala cofre pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social, onde o material será armazenado. “Nos anos anteriores eram compradas 150 mil cédulas”, observou.
IPC da Paraíba reduz emissões de identidade por falta de cédulas IPC da Paraíba reduz emissões de identidade por falta de cédulas Reviewed by Raíza on 13:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.

Tecnologia do Blogger.