Tv Correio do Cariri

Secretaria de Educação de Monteiro reúne professores para tratar sobre as novas metas do PNAIC

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 28, no Anexo Tiradentes uma reunião com todos os professores da Rede Municipal de Ensino para tratar sobre as novas metas do PNAIC (Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa) que é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Para o ano de 2016 o PNAIC apresenta três eixos que serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico: Fortalecimento das estruturas estaduais e regionais de gestão do programa, o monitoramento da execução e a avaliação periódica dos alunos. Formação de professores desenvolvida em parceria com as secretarias de educação e governos municipais com foco na aprendizagem do aluno do 1º ao 3º ano do EF e dos alunos com alfabetização incompleta e letramento insuficiente. Reconhecimento e valorização das escolas e dos profissionais comprometidos com a elevação dos índices de alfabetização dos estudantes.

Traçando objetivos e metas há 3 anos, os professores da Rede Municipal de Monteiro vêm obtendo êxito, estando assim acima da média nacional. Durante a reunião os professores tiveram a oportunidade de participar de oficinas divididas em teoria e prática e ainda receberam um kit com material de trabalho, analisaram as questões relativas a ANA como leitura, escrita e produção textual, incrementação das atividades para o aprendizado da matemática.

Segundo a Secretária de Educação do Município, Ana Lima, os professores sempre têm se dedicado às questões do letramento “Nossos professores buscam ensinar com amor e a maior dedicação e o resultado é mostrado através de nossas metas, onde a maioria das nossas escolas têm o objetivo de chegar aos 80% do letramento, enquanto que a meta nacional é bem abaixo.”

O cumprimento das metas do PNAIC é medido através da ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização), fundamental para aferir a qualidade de educação do Brasil. A pesquisa avalia o conhecimento de crianças em fase final do ciclo de alfabetização a fim de que todas as crianças até os oito anos de idade sejam alfabetizadas em português e matemática.

Fonte:Cariri em Ação.
Secretaria de Educação de Monteiro reúne professores para tratar sobre as novas metas do PNAIC Secretaria de Educação de Monteiro reúne professores para tratar sobre as novas metas do PNAIC Reviewed by Hugo Freitas on 15:30 Rating: 5

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.

Tecnologia do Blogger.