Governo incentiva formação profissional e industrialização em Sumé - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
segunda-feira, 13 de maio de 2013

Governo incentiva formação profissional e industrialização em Sumé

 A prefeitura de Sumé recebeu do Governo da Paraíba um galpão com área de 330 metros quadrados para capacitação de 100 trabalhadoras da Associação de Costureiras do município. O governador Ricardo Coutinho assinou, na tarde desse sábado (11), o contrato de comodato formalizando a cessão de uso do espaço da Companhia Paraibana de Desenvolvimento (Cinep). A solenidade aconteceu na Escola Agrotécnica do município e reuniu as costureiras que já participam dos cursos de capacitação.

Com o incentivo do governo, a parceria com a prefeitura de Sumé, e o projeto enviado pela Secretaria de Assistência Social do município ao Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza do Estado da Paraíba (Funcep-PB), 100 mulheres vão passar a trabalhar no galpão. A nova realidade projetada para Sumé e do Cariri Ocidental foi comentada por Ricardo Coutinho. “Nosso desejo é estimular a produção e facilitar a comercialização em toda região. Desta forma, conseguimos alavancar o patamar financeiro da população e promover o desenvolvimento social”, disse.

Em seu discurso às trabalhadoras, o governador ainda lembrou que foi com a arte da costura que sua mãe sustentou os dez filhos que teve. “Para mim, é uma satisfação muito grande. E espero que, com este incentivo, vocês possam transformar as pernas em asas e alçar voos cada vez maiores”, afirmou Ricardo Coutinho.

O galpão está dentro de um terreno com área de 1,5 mil metros quadrados, pertencente à Cinep. A presidente do órgão, Tatiana Domiciano, esteve presente à solenidade de assinatura do comodato e destacou a relevância do incentivo à industrialização de Sumé.

“O espaço garante autonomia à prefeitura para desenvolver as políticas de desenvolvimento adequadas para o local. E a Cinep já participa da capacitação das costureiras para qualificar a produção paraibana dentro do plano de formar um polo de confecções na região”, destacou a presidente Tatiana.

O projeto para transformação do galpão para as costureiras contou com o apoio dos deputados Branco Mendes e João Henrique. Além da vereadora Donzilia Neta e do vereador Branco Xiliu.

Mudando a realidade local - A criação de um polo de confecções em um futuro próximo é o objetivo do prefeito Francisco Duarte Neto, que aposta na boa localização e capacitação da mão de obra para atingir essa meta. “O embrião de um polo de confecções está recebendo o empenho da Prefeitura e do Governo do Estado, trazendo para o município um galpão com 25 máquinas industriais de costura, para que se torne referência em confecções no Cariri e em todo Estado da Paraíba”, projetou o prefeito.

Atualmente, 25 mulheres participam dos cursos de capacitação para costureiras na Associação. De acordo com a secretária de Ação Social de Sumé, Brígida Xavier, os projetos para compra de maquinário pela prefeitura vão permitir envolver muito mais participantes. “Nossa meta é capacitar e empregar entre 80 e 100 mulheres nas diversas turmas. E com as novas demandas de trabalho, cada uma poderá elevar a renda atual de R$200 para três vezes mais”, relatou.

Os homens também participam dos cursos e da produção da confecção. Aos 18 anos, Verinaldo Alves de Melo é um dos alunos mais aplicados e referência para os demais, inclusive as mulheres. “Descobri o gosto pela costura dentro do curso e hoje trabalho com diversos tipos de máquinas, além de conhecer a mecânica delas para poder consertá-las”, afirmou o jovem.

A próxima meta de Verinaldo é aprender a operar a máquina de corte de tecidos. “É uma parte fundamental na produção. E com o conhecimento de cada etapa, poderei, quem sabe um dia, montar meu próprio negócio”, planejou.

Já a presidente da Associação de Costureiras, Regina Lúcia da Silva, vê, após anos de estagnação, as máquinas do galpão ganharem vida. “As coisas precisavam mesmo melhorar. Algumas máquinas são da fundação e já não conseguem segurar a regulagem. É uma satisfação ver a transformação e as oportunidades que estão sendo criadas”, comentou a costureira.

Além do comodato para a prefeitura de Sumé, o governo disponibiliza linhas de crédito pelo projeto Cooperar para aquisição de máquinas para corte de tecido e demais equipamentos para a Associação. A possibilidade de linhas de crédito do programa Empreender Paraíba foi destacada pelo governador Ricardo Coutinho. O caminho apontado foi o do fortalecimento da atuação da Associação e elaboração de um plano para obter o recurso. Como balanço do programa, ele pontuou que foram financiados projetos em um total de R$ 26 milhões nos últimos dois anos.
Governo incentiva formação profissional e industrialização em Sumé Reviewed by Anônimo on 09:45 Rating: 5   A prefeitura de Sumé recebeu do Governo da Paraíba um galpão com área de 330 metros quadrados para capacitação de 100 trabalhadoras da A...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.