Prefeitura de Teixeira disponibiliza vacina contra febre aftosa gratuitamente‏ - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
terça-feira, 14 de maio de 2013

Prefeitura de Teixeira disponibiliza vacina contra febre aftosa gratuitamente‏

A campanha estadual contra febre aftosa começou no dia 1º de maio e vai até do dia 31, no município de Teixeira a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura vem se mobilizando para vacinar 100% do rebanho. 

O Secretário de Agricultura Urbano Batista disse que no município de Teixeira a vacinação acontece a partir desta terça-feira dia 14 de maio, a vacinação é obrigatória para bovinos e bubalinos, em Teixeira a prefeitura estará disponibilizando a vacina e os vacinadores gratuitamente. 

“Lembramos a todos os criadores que a vacinação contra a febre aftosa é obrigatória, e em uma atitude grandiosa o prefeito Nego de Guri, estará disponibilizando essa vacina totalmente de graça, sem nenhum custo para o criador, além da vacina o prefeito está disponibilizando o vacinador também, então não há motivos para deixar de vacina se rebanho” frisou Urbano. 

Segundo o prefeito Edmilson Alves dos Reis “Nego de Guri” a prefeitura vai arcar com essas despesas da vacinação para ajudar os criadores que já vem sofrendo muito com a estiagem, sendo também uma forma de incentivo para a vacinação. “A prefeitura vai pagar as vacinas e o vacinador para que o criador não tenha mais essa despesa, já que vem sofrendo com a falta de água e pasto para o rebanho é o mínimo que agente poderia fazer para ajudá-los” Disse Nego de Guri. 

O objetivo da Secretária é imunizar os animais que podem adoecer e gerar perdas econômicas para todo o Município. O animal contaminado precisará ser sacrificado, impedindo também a comercialização de produtos vindos da agropecuária. A campanha acontece com dois vacinadores que simultaneamente iniciaram os trabalharão em duas frentes: O Vacinadores Nino, (Lado LESTE) e Misson (lado OESTE). 

O secretário de Agricultura de Teixeira, Urbano Batista, reforça a importância da vacinação. Esclarece também que o município conta com um rebanho ainda considerável, e que só saberemos quantas cabeças temos realmente em nosso município no final da vacinação, e que o objetivo é fazer um bom trabalho em Teixeira, mas para isso, precisamos contar com a colaboração e participação dos criadores. 

O QUE É A FEBRE AFTOSA 

O vírus da febre aftosa é altamente contagioso e pode ser transmitido através da baba do animal, que contém grande quantidade de vírus. O sangue dos animais infectados também contém grande quantidade de vírus durante a fase inicial da doença. O vírus dessa doença é muito resistente, podendo resistir por meses na medula óssea do animal (mesmo depois de morto), no pasto, na farinha de ossos e no couro. A doença também pode ser transmitida por contato indireto, através de alimentos, água, ar, pássaros e humanos que cuidam dos animais, e que podem levar os vírus em suas mãos, roupas ou calçados, e infectar animais sadios.

 
Prefeitura de Teixeira disponibiliza vacina contra febre aftosa gratuitamente‏ Reviewed by Anônimo on 08:27 Rating: 5 A campanha estadual contra febre aftosa começou no dia 1º de maio e vai até do dia 31, no município de Teixeira a Prefeitura Municipal atra...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.