Governo abre Semana Nacional de Alimentação na sede da Emater - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
terça-feira, 15 de outubro de 2013

Governo abre Semana Nacional de Alimentação na sede da Emater

Os escritórios regionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) levam aos agricultores em todo o Estado projetos e ações que procuram disseminar e fortalecer o sistema de produção agropecuária em agrotóxicos.
A orientação do Governo do Estado para este setor é garantir uma alimentação saudável à população, segundo o presidente da Emater, Geovanni Medeiros, que abriu, na manhã desta segunda-feira (14), no auditório da empresa, na estrada de Cabedelo, a Semana Nacional de Alimentação.

Segundo ele, a Emater, que é vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), tem mostrado aos agricultores familiares a importância de cultivar arranjos produtivos com consciência ecológica, dando ênfase à segurança alimentar. As Jornadas de Inclusão Produtivas, que estão sendo realizadas em todo o Estado, são momentos para ampliar essa discussão e tem contribuído para criar a consciência para o cultivo produtivo ecologicamente correto, avalia Geovanni Medeiros.

O secretário Marenilson Batista (Sedap) destacou a importância também da segurança animal, que tem grande impacto na alimentação e lembrou a necessidade da parceria entre os órgãos do governo nessa área para o desenvolvimento rural sustentável.
O Dia Mundial da Alimentação transcorre nesta quarta-feira (16) com uma série de eventos, começando com feira agroecológica no Ponto de Cem Reis, em João Pessoa, distribuição de mudas e degustação de produtos da agricultura familiar. Durante a programação acontecerão palestras sobre o tema nas cidades de Uiraúna, Aparecida, Alhandra, Cuité de Mamanguape, São Mamede e Patos.

Trabalho – A assistente social da Emater, Aldenora Pereira da Silva, lembrou que há 15 anos a empresa trabalha com agricultura familiar, quando já se pensava na introdução do gergelim e do amendoim na alimentar escolar. O coordenador de comercialização e gestão da Emater (Neceg), Flávio Muller, fez uma explanação sobre os programas de comercialização executados pela empresa, como Feiras da Agricultura Familiar, Programa de Indústria Rural Familiar, Programa do Leite da Paraíba, Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). As palestras da manhã foram encerradas pelo extensionista rural, Ricardo Pereira de Farias, que debateu sobre transição agroecológica.

Segundo o diretor técnico da Emater, Erasmo Lucena, as discussões que vão acontecer em toda a Paraíba durante esta semana, culminando com o Dia Mundial da Alimentação, “são oportunidades para aumentar a compreensão de problemas e busca de soluções para a erradicação da carência alimentar”.

Fome no mundo – No mundo existem mais de 870 milhões de pessoas passando fome, das quais 11 milhões são crianças que morrem devido à desnutrição. Um terço das crianças dos países em desenvolvimento apresenta atraso no crescimento físico e intelectual por causa da má nutrição.

O coordenador estadual do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Ângelo Viana, falou sobre os avanços do Governo do Estado na área de segurança alimentar e nutricional: “Entre sua ações, o Governo do Estado implantou a Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar (Caisan), que tem parceria com o Consea e conta com 21 órgãos do Governo, sendo responsável pela elaboração do Plano e do Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e o Sistema de Segurança Alimentar com os municípios”.

O Governo aderiu ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional em 2011 e vem registrando avanços na área por meio da Secretaria do Desenvolvimento Humano (Sedh). Muito disso se atribui ao aumento do número de restaurantes populares, de dois para quatro (João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande e Patos), que garantem juntos 3,5 mil refeições diárias.

“Também conseguimos a ampliação do PAA, que atendia a 14 municípios e agora vai beneficiar 127 cidades. Esse processo está em fase de cadastramento de agricultores ”, disse Ângelo Viana.
Governo abre Semana Nacional de Alimentação na sede da Emater Reviewed by andre on 07:22 Rating: 5 Os escritórios regionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) levam aos agricultores em todo o Estado projetos e a...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.