Ricardo entrega reforma e ampliação da Fundação Casa do Estudante - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
domingo, 13 de outubro de 2013

Ricardo entrega reforma e ampliação da Fundação Casa do Estudante



Um encontro de gerações foi vivenciado no final da tarde desta sexta-feira (11), na Fundação Casa do Estudante (Funecap), localizada na rua da Areia, em João Pessoa. O governador Ricardo Coutinho entregou o equipamento totalmente revitalizado com investimento de R$ 1,1 milhão na obra, que incluiu reforma completa do prédio, construção de um auditório com capacidade para 150 pessoas e uma nova quadra poliesportiva. Na ocasião, assinou decreto mudando o estatuto e possibilitando que no próximo edital, previsto para dezembro deste ano, também estudantes universitários ocupem as vagas remanescentes da casa.  

A inauguração da Casa do Estudante foi marcada pela emoção do reencontro de antigos residentes ilustres como o ex-governador e atual deputado Wilson Braga, desembargador Nilo Ramalho, desembargador Coriolano de Sá, médico Paulo Soares, jornalista José Euflávio, e o funcionário público e escritor Napoleão Moreno, que escreveu o primeiro livro sobre a história da Casa do Estudante, desde a fundação em 12 de março de 1937 pelo governador Argemiro de Figueiredo. O vice-governador Rômulo Gouveia e secretários de Estado também prestigiaram a inauguração.   

O governador Ricardo Coutinho afirmou a Casa do Estudante traz dignidade e conforto para estudantes que saem dos seus municípios para cursar ensino médio, curso técnico e a partir de agora em universidades. “Também estamos tratando aqui de história, da preservação da memória de uma casa que tem mais de 70 anos e abrigou personalidades do meio artístico como Chico César, Vital Farias, jurídico como o desembargador Nilo Ramalho, e político como Wilson Braga, o ministro da Fazenda, Mailson da Nóbrega e o ex-prefeitos de João Pessoa, Damásio Franca e Dorgival Terceiro Neto”, enfatizou. 

O desembargador Nilo Ramalho, morador da casa entre 1958 e 1966, disse que sua alegria é dupla,  primeiro ao ver contemporâneos que não encontrava há muito tempo e, segundo, ao encontrar a casa com a nova estrutura bem melhor e mais confortável que no tempo em que viveu oito anos no local. “Sai cedo de Itaporanga, onde não tinha o ensino médio, para João Pessoa para buscar aprender uma profissão e encontrar uma luz para o futuro, assim como outros estudantes que se tornaram médicos, advogados, artistas e cidadãos de bem e que talvez não tivessem chegado a seus objetivos se não fosse o apoio da Casa do Estudante”, comentou.

Nilo Ramalho ressaltou que ações desse porte podem não chamar tanta atenção, pois no Brasil não se prioriza investimentos na educação, mas engrandecem o gestor porque representa um investimento na que tem a capacidade de transformar o indivíduo e a sociedade. O ex-governador Wilson Braga e o ex-prefeito de João Pessoa Chico Franca, filho do 1º presidente da Casa do Estudante e ex-prefeito Damásio Franca, também lembraram da importância da Casa do Estudante em suas vidas.   

O estudante David Davi, natural de Santana dos Garrotes, mora na casa há dois anos e lembra que há pouco tempo ela estava abandonada com sua estrutura precária. “Foi um momento muito difícil deixar nossas famílias, amigos, namorada em nossa cidade para morar num local sem uma boa estrutura e numa capital em busca de formação e oportunidades de emprego. Hoje me sinto mais confiante ao ver um espaço novo, com laboratório, área de lazer e com quartos dignos e que vários residentes venceram na vida. Agradeço ao governador Ricardo por olhar para os estudantes que deixam suas casas para vencer na vida e que já podem ser considerados vitoriosos por terem a coragem de lutar”, destacou.

O estudante do Lyceu Paraibano, Ismaildo Pereira da Silva, natural de Igaracy, disse que a estrutura melhorou bastante com salas de estudos, informática, quadra e auditório e até a comida está mais saborosa. “Estou há quase um ano na casa e vi de perto a reforma que é muito importante para os estudantes mais pobres que deixam o Sertão para terminar o ensino médio e se formarem para conquistar uma melhor situação financeira. É uma aposta do Governo do Estado em cada um de nós, de que assim como outros residentes, possamos ser grandes médicos, engenheiros, professores”, completou.       

Obras - A reforma da Funecap foi iniciada em agosto de 2012 pela Superintendência de Obras do Estado da Paraíba (Suplan) e concluída neste mês.  A casa ganhou 12 quartos com acessibilidade para pessoas com deficiência e teve reformados refeitório, cozinha, sala de estudo, biblioteca, sala de informática, sala de TV, banheiros, quadra poliesportiva, almoxarifado e secretaria, e foram realizadas melhorias estruturais nas instalações elétrica, hidráulica e sanitária.

A Fundação Casa do Estudante possui quatro blocos com 12 apartamentos, totalizando 48 quartos com capacidade para dois estudantes em cada um, podendo atender 96 residentes. De acordo com Othon Gama, presidente da Funecap, o local não passava por reforma há 35 anos e possuía problemas em sua infraestrutura. Ele lembrou que no dia 2 de janeiro, quando chegou à casa, pessoas de fora estavam fumando crack no local e os banheiros não tinham vasos sanitários e nem torneiras. “Os desafios foram muitos e não deixamos de trabalhar e sonhar com uma nova realidade. Agora, temos uma nova estrutura. Temos melhores condições de receber os estudantes de todo o Estado que vão morar com dignidade”, afirmou.

A diretora financeira da Funecap, Priscila Gomes, informou que atualmente 40 estudantes que cursam o ensino médio na rede estadual moram na Casa do Estudante e são de diversos municípios paraibanos, a exemplo de Santana dos Garrotes, Itaporanga, Igaracy, Conceição e Serra Branca, e que no próximo edital previsto para dezembro espera-se atender a cerca de 90 residentes.
Ricardo entrega reforma e ampliação da Fundação Casa do Estudante Reviewed by andre on 09:30 Rating: 5 Um encontro de gerações foi vivenciado no final da tarde desta sexta-feira (11), na Fundação Casa do Estudante (Funecap), localizada na...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.