Seap realiza “Operação Drone” com imagens aéreas e transfere presos do Serrotão - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Seap realiza “Operação Drone” com imagens aéreas e transfere presos do Serrotão



A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) realizou, nesta quinta-feira (10), a “Operação Drone”, na Penitenciária Raymundo Asfora (Serrotão), em Campina Grande, em busca de armas, drogas, celulares e outros objetos proibidos. Ao final dos procedimentos, agentes do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE), da Força Tática Penitenciária e policiais militares do BOPE fizeram a transferência de 20 apenados do presídio para a cidade de Patos.

A ação utilizou um quadricóptero, também chamado de ‘drone’, equipamento não tripulável usado para capturar imagens aéreas. O aparelho registrou toda a extensão dos nove pavilhões que existem no presídio, enquanto os agentes e PMs faziam o ‘pente-fino’ nas celas.

De acordo com o secretário de Administração Pernitenciária, WallberVirgolino, o drone é útil para fazer varreduras em presídios, filmar o telhado das penitenciárias e outras áreas de difícil acesso que sempre são ocupadas por detentos em situações de rebelião. “Serve ainda para identificar os presos que lideram os motins e saber que tipo de armamento eles estão usando nessas ocasiões”, acrescentou Wallber.

O quadricóptero funciona à base de bateria e pode ser posicionado a uma altura segura, impossibilitando que os presos o derrubem arremessando pedras ou outros objetos. “Se for preciso, é só aumentar a distância e acionar o zoom da filmadora nele instalada”, disse Wallber. O mesmo procedimento pode ser feito à noite, com sistema infravermelho.

Foi a primeira vez que o sistema penitenciário da Paraíba realizou uma operação de segurança com imagens áreas. Segundo informou o secretário, a tendência é investir ainda mais, tanto nas ações de vigilância quanto nos projetos de ressocialização da Seap.
Saldo da operação – Após a inspeção nas celas, os agentes contabilizaram 15 aparelhos celulares, 17 facas artesanais, 20 pedaços de ferro para produção de espetos, além de duas pedras grandes de crack e 200g de maconha.
Seap realiza “Operação Drone” com imagens aéreas e transfere presos do Serrotão Reviewed by andre on 06:30 Rating: 5 A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) realizou, nesta quinta-feira (10), a “Operação Drone”, na Penitenciária Raymundo Asf...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.