Tv Correio do Cariri

Município de Amparo é beneficiado com Motoniveladora

Para reforçar o combate contra os efeitos da estiagem, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) irá beneficiar 99 municípios paraibanos com novas máquinas adquiridas através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O Cariri também entrou nessa lista e 14 cidades vão receber motoniveladoras ou retroescavadeiras: Alcantil, Assunção"AMPARO", Barra de São Miguel, Barra de Santana, Boa Vista, Boqueirão, Cabaceiras, Camalaú, Gurjão, Serra Branca, Santo André, São João do Cariri e Soledade.

Nesta etapa do programa, serão entregues 42 motoniveladoras no dia 11 de junho, e 79 retroescavadeiras no dia 17 do mesmo mês.

Na avaliação da delegada federal do MDA na Paraíba, Giucélia Figueiredo, a ação do Governo Federal está sendo realizada em um período importante. “As máquinas vieram em um momento oportuno, para atender aos municípios do semiárido, buscando amenizar os efeitos da estiagem e fortificar a agricultura familiar. Com o uso desse maquinário será possível facilitar os cultivos agrícolas e, por conseqüência, a convivência com o semiárido”, concluiu a delegada.

As máquinas, doadas às prefeituras, têm o objetivo primordial de auxiliar os agricultores familiares no escoamento da produção e na construção e manutenção de estradas vicinais. Além disso, o uso deste equipamento também se estende à terraplanagem, construção de viveiros de peixes, limpeza de açudes, obras de passagens molhadas, barreiros, cisternas, barragens subterrâneas, valas e fossas.

Para trabalhar com as máquinas, as prefeituras contempladas designaram dois funcionários que irão participar de um treinamento específico para operar o equipamento. O curso destinado às motoniveladoras acontecerá entre os dias 3 e 7 de junho, e para as retroescavadeiras ocorrerá nos dias 10 e 11 do mesmo mês. A qualificação será oferecida pela empresa fornecedora do equipamento e articulado pela Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário na Paraíba (DFDA-PB).

Na Paraíba, apenas nesta fase do programa, o Governo Federal dispôs de um investimento de aproximadamente R$ 12,3 milhões em retroescavadeiras e R$ 14,7 milhões em motoniveladoras. De acordo com o cronograma de ação desenvolvido pelo PAC, o Governo Federal ainda enviará à Paraíba mais máquinas até o final de agosto.
Ascom Amparo-pb
Município de Amparo é beneficiado com Motoniveladora Município de Amparo é beneficiado com Motoniveladora Reviewed by Chico Lobo on 05:34 Rating: 5

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.

Tecnologia do Blogger.