Abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno será nesta quinta-feira no Isea - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
quarta-feira, 31 de julho de 2013

Abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno será nesta quinta-feira no Isea

Com o tema “Apoio às Mães que Amamentam: Próximo, Contínuo e Oportuno”, começa nesta quinta-feira, primeiro de agosto, a XXII Semana Mundial de Aleitamento Materno. Em Campina Grande, a abertura das atividades da mobilização, que segue até o próximo dia 09, começarão às 14horas no Instituto Elpídio de Almeida – Isea. A solenidade vai contar com a participação de doadoras do Banco de Leite Humano da maternidade, gestantes e lactantes. O objetivo da campanha é estimular o aleitamento materno e orientar a população sobre os benefícios da amamentação para mães e bebês. 
Durante a Semana de Aleitamento, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar diversas atividades educativas no Isea e nas maternidades da Clipsi e da FAP. Os profissionais da saúde das três casas de partos também vão participar de uma oficina sobre o manejo clínico em aleitamento materno. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão acontecer rodas de conversas com a comunidade para tirar dúvidas das gestantes e incentivar a amamentação. 
Na programação, ainda está prevista a realização do “Mamaço” na Unidade Mista de Galente, no dia 06 de agosto. A proposta é reunir as mães do Distrito que estão amamentando para que elas possam incentivar as gestantes e futuras mamães e alertar da importância do aleitamento materno. Outras ações como esta também vão acontecer na Praça da Bandeira e na Clipsi, nos dias 02 e 06, respectivamente. 
De acordo com o Ministério da Saúde, o leite é um alimento completo. Portanto, até os seis meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento, como chá, água, suco ou outro leite. Após os seis meses é que a amamentação deve ser complementada com outros alimentos. A recomendação é que o bebê possa ser amamentado até dois anos ou mais. 
Benefícios do Aleitamento Materno 
Benefícios para o bebê 
- O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os 6 meses, inclusive água, e é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite, porque foi feito para ele;
- Funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças;
- Além disso, é limpo, está sempre pronto e quentinho;
- A amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê;
- Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração. 

Benefícios para a mãe 
- Reduz o peso mais rapidamente após o parto;
- Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia de anemia após o parto;
- Reduz o risco de diabetes;
- Reduz o risco de câncer de mama e de ovário;
- Pode ser um método natural para evitar uma nova gravidez nos primeiros seis meses, desde que a mãe esteja amamentando exclusivamente (a criança não recebe nenhum outro alimento) e em livre demanda (dia e noite, sempre que o bebê quiser) e ainda não tenha menstruado.

Abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno será nesta quinta-feira no Isea Reviewed by Anônimo on 23:31 Rating: 5 Com o tema “Apoio às Mães que Amamentam: Próximo, Contínuo e Oportuno”, começa nesta quinta-feira, primeiro de agosto, a XXII Semana Mund...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.